PDA

Ver Versão Completa : Linux, converter de ogg para mp3 e de mp3 para ogg usando o terminal

gu1le
06-10-2017, 13:38
.

“Por minha conta e risco e riso executo este tutorial.”

.

A primeira opção para converter uma pasta inteira de arquivos .mp3 para ogg, para mim seria usando um programa gráfico que não precisa usar o terminal, o Sound Converter.

.

Abrindo o programa Sound Converter pelo menu do sistema eu navego até a pasta repleta de mp3. Seleciono ela e simplesmente clico em Converter.

.

De imediato o programa lê a pasta identifica que tudo está em .mp3 e imediatamente começa a converter para .ogg.

.

Se fosse o oposto, se a pasta estivesse repleta de arquivos .ogg ele converteria imediatamente para .mp3.

.

Tudo muito simples e rápido depende do tamanho da pasta.

.

Mas tem como usar o terminal para fazer isto?

.

Tem. Mas primeiro, tem que abrir ou navegar pelo terminal, até a pasta onde estão os arquivos.

.

Acredito que terminal faz de tudo no Linux por um motivo. Ele veio primeiro que tudo, existia até antes do kernel Linux.

.

O terminal e os comandos de terminal o BASH foram criados primeiro. As ferramentas para criar um sistema linux rodam num terminal.

.
No início tudo era feito pelo terminal. Os programas gráficos, dizem que foram todos sem exceção, até a chegada das mudanças atuais; os programas gráficos foram construídos ao redor/sobre o terminal.

.

Linux sem terminal, nada de programas gráficos.

.

Porém, as coisas mudam como sempre tudo muda.

.

Hoje em dia temos snap, flatpack, appimage e programas que rodam em sandbox praticamente independentes do sistema operacional, acho eu.

.

Mas, voltando ao terminal, tem como usar o terminal para fazer isto?

.

Posso usar o ffmpeg no terminal do Linux.

.

O COMANDO BÁSICO DO FFMPEG PARA CONVERTER DE OGG PARA MP3 É:

.

ffmpeg -i nome-do-arquivo.ogg to nome-do-arquivo.mp3

.

Para fazer o oposto:

.

ffmpeg -i nome-do-arquivo.mp3 to nome-do-arquivo.ogg

.

Mas desta forma converte um arquivo de cada vez. Não dá para usar coringas.

.

Para converter vários arquivos .ogg posso usar este pequeno script que achei pesquisando:

.

for x in *.ogg; do ffmpeg -i "$x" "`basename "$x" .ogg`.mp3"; done

.

Este script deve ser colado em um arquivo de texto e salvo com um nome que termine com a extenssão .sh tipo “scritp-conterter-ogg-para-mp3.sh” sem aspas.

.

Aí colo este script na pasta onde estão os arquivos e dou poder de execução a ele:

.

chmod +x scritp-conterter-ogg-para-mp3.sh

.

Agora executo o script:

.

./scritp-conterter-ogg-para-mp3.sh

.

O script que faz o oposto, eu acho que é assim:

.

for x in *.mp3; do ffmpeg -i "$x" "`basename "$x" .mp3`.ogg"; done

.

Faça o teste copiando uns 3 arquivos mp3 para uma pasta chamada “teste-mp3-ogg-vice-versa” cole os dois scripts lá e faça seus testes.

.

PARA CONVERTER .MP3 PARA .WAV E VICE-VERSA:

.

Uso a ferramenta de linha de comando chamada mpg123.

.

sudo apt-get install mpg123

.

Para converter um arquivo .mp3 para .wav:

.

mpg123 -w “meu-arquivo1.wav” “meu-arquivo1.mp3”

.

Fazer o oposto:

.

mpg123 -w “meu-arquivo1.mp3” “meu-arquivo1.wav”

.

Para converter vários arquivos de uma vez só, mais uma vez posso usar um script.

.

for file in ./*.mp3
do
mpg -w ./wavs/”${file}”.wav “$file”
done

.

Até Breve

.

Dicas e sugestões são muito bem-vindas. Espero que este artigo tenha sido útil a você. Ele é bem útil para mim.

.

Doe da maneira que puder.

.

😀

darksidebr
06-10-2017, 14:12
Obrigado pelo post @gu1le (http://tocadacoruja.net/forum/member.php/60833-gu1le).