PDA

Ver Versão Completa : Linux o que significa GNOME Disks?

gu1le
18-07-2017, 10:12
2017

.

Eu estava me perguntando, o que significa GNOME Disks?

.

Fui pesquisar.

.

Passa um mês...

.

Voltei!

.

GNOME Disks é uma ferramenta para criar uma unidade USB inicializável.

.

O que será que é uma unidade USB inicializável?

.

Passa mais um mês...

.

Voltei de novo!

.

USB inicializável, é midia USB de instalação.

.

O GNOME Disks é tipo um um Startup Disk Creator (Criador de disco de inicialização), é o criador padrão de midia USB de instalação, que acho que vem na edição Desktop da algumas distribuições Linux, como talvez o Linux Mint, por exemplo.

.

O GNOME Disks é confiável e muito fácil de usar.

.

Visito o site:

https://launchpad.net/gnome-disk-utility

.

Para instalar o Gnome Disks eu faço uma busca usando o terminal. Se eu estiver usando o Debian ou o Linux Mint a busca será assim:

.

~$ sudo apt search gnome-disk
Sorting... Pronto
Full Text Search... Pronto
gnome-disk-utility/stable,now 3.22.1-1 amd64

.

Para eu instalar é mais ou menos assim:

~$ sudo apt install -y gnome-disk-utility

.

Como criar um pendrive USB inicializável com o GNOME Disks?

.

Vou pesquisar.

.

Passa mais outro mês...

.

Voltei, voltei!

.

Para eu criar um pendrive inicializável com GNOME Disks?

.

Abro o terminal pelo menu do sistema. Ou com o mouse clico na imagem ISO, por que eu já tenho instalado o GNOME Disks.

.

Vou para a pasta onde está a imagem ISO e dou um clique duplo nela para abri-la. Dependendo da versão do sistema que eu estiver usando, pode ser necessário clicar com o botão direito do mouse e escolher no menu de contexto a opção “Abrir com”, seguido de “Gravador de imagem de disco” (ou Open With > Disk Image Writer);

.

Tudo deu certo, É exibida a janela do aplicativo “Discos” e uma pequena janela chamada “Restaurar imagem de disco”. Nessa janela, clico na seta ao lado do campo “Destino” e escolho a unidade correspondente ao pendrive;

.

Depois de escolher, clico no botão “Iniciar restauração…” para começar a gravação no pendrive (verifico bem para ter certeza que a unidade selecionada é a correta, pois os dados dentro dela serão apagados no processo). Se eu for solicitado, informo a senha de administrador para autorizar a tarefa.

.

Pronto! terminado o processo, eu já posso usar minha nova mídia!

.

Até Breve.

.

Espero que esta anotação lhe seja útil, ela é com certeza; bem útil para mim.

.

:D

.

darksidebr
18-07-2017, 19:50
Obrigado @gu1le (http://tocadacoruja.net/forum/member.php/60833-gu1le).