PDA

Ver Versão Completa : Debian 9 – Adicionando e Removendo Chaves Públicas e ppa: do Ubu – 2017

gu1le
30-06-2017, 17:26
https://semanickzaine.files.wordpress.com/2017/06/debian-public-key.png

.

.

Uma anotação, tutorial que me ajuda bastante…

.

Adiciono um repositório, instalo um programa. Faço o update do sistema com sudo apt update, e o terminal me avisa que falta uma chave pública. Hmmm…
.

As vezes acontece de adicionar um repositório para instalar um programa e ao fazer o update o terminal avisa que está faltando uma chave pública. Posso adicionar esta chave. Ou posso remover o repositório. Resolvo adicionar a chave pública.
.

Para adicionar uma chave pública que está faltando, sigo o procedimento abaixo:
.

sudo apt install debian-keyring -y

.

Agora com o comando abaixo eu adiciono a chave pública;
.

su

.

gpg –keyring /usr/share/keyrings/debian-keyring.gpg \
-a –export número-da-chave-pública-que-aparece-no-terminal | apt-key add –

.
.

apt update

.
.

Depois de export eu coloco o número da chave pública que aparece no terminal, aquela que foi mostrada pelo terminal ao executar o update.
.

Exemplo, digo que está faltando estas chaves pública abaixo:
.

B5B116B72D0F61F0

.

07DC563D1F41B907

.

su

.

Coloco elas depois da palavra export, veja abaixo:

gpg –keyring /usr/share/keyrings/debian-keyring.gpg \-a –export B5B116B72D0F61F0 | apt-key add –

gpg –keyring /usr/share/keyrings/debian-keyring.gpg \-a –export 07DC563D1F41B907 | apt-key add –

.
.
.

Mas se eu quiser, eu posso remover o repositório aí o sistema não vai solicitar mais a chave pública:

.

Digamos que eu instalei este repositório abaixo, que nada tem a ver com o Debian, é do Ubuntu e quero remover pois não funciona para o Debian.

.

Instalei este:
.

~$ sudo apt-add-repository -y ppa:teejee2008/ppa

Para remover do Debian uso o mesmo comando adicionando -r , veja o exemplo abaixo:
.

~$ sudo apt-add-repository -r -y ppa:teejee2008/ppa

.

Se eu adicionei um repositório a source.list eu posso remover ele assim, por exemplo:

sudo apt install gedit -y

.

sudo gedit /etc/apt/sources.list

.

O arquivo source.list vai abrir aí eu apago o repositório que quero remover, ou adiciono um ou dois cardinais (#) (##) antes dele assim o sistema não o considera mais, depois salvo o arquivo, e faço update.

.

Antes de executar o que eu disse acima eu posso fazer uma cópia de segurança com o comando abaixo:

.

mv /etc/apt/sources.list /etc/apt/sources.list.bkp

.

Até Breve

.
.
.
.

darksidebr
30-06-2017, 19:13
Obrigado pelo post @gu1le (http://tocadacoruja.net/forum/member.php/60833-gu1le).

gu1le
06-07-2017, 13:58
Como sempre eu também agradeço pela tua visita darksidebr .

Até breve.

.