PDA

Ver Versão Completa : Antes do Final - Comandos-Manjaro/Linux-Budgie-17.0.1-Julho-2017

gu1le
24-05-2017, 18:14
.
INSTALAR NAVEGADORES LEVES NO MANJARO

$ sudo pacman -S midori links elinks w3m lynx youtube-dl --noconfirm && sudo pacman -Syu

.
Sobre os Browsers, o interessante no Linux, é que em quase todas as distribuições Linux pode-se navegar pela internet usando apenas o terminal.

.
Pode-se fazer buscas pelo terminal e após achar o que procura mandar abrir no teu navegador padrão.

.
É possível acessar sites pelo terminal e navegar por ele.

.
É possivel acessar sites pelo terminal navegar por ele e fazer downloads mais rápido que em um navegador.

.
RESUMINDO:

.
É possivel fazer buscas no google pelo terminal, acessar os sites, navegar pelos sites e fazer download de links para arquvos de video, musica, documentos, zips, rar existentes no site que escolheu navegar.

.
Para isto existem 3 programinhas muito legais mesmo que mudam bastante o ponto de vista sobre a navegação na internet.

.
O primeiro é o Googler. O Googler não tem nada a ver com o Google.

.
Com o Googler pode-se fazer buscas no google através do terminal.

.
GOOGLER

.
No MANJARO Linux instala-se o Googler usando o comando abaixo:

$ sudo pacman -S googler

.
Faça atualização completa:

$ sudo pacman -Syyuu

.
Após instalar, é só abrir um terminal digitar googler e dar <enter>

.
Imediatamente você está nele e aí é só digitar o que está buscando.

.
O resultado da busca aparecerá e você escolherá o que quer abrir pelo número que precede a descrição do que buscou. O googler abrirá o site no teu navegador padrão.

.
Para obter instruções de como usar o googler é só digitar nele interrogação:

googler (? for help) ?

.
Aparecerão as instruções do omniprompt abaixo.

omniprompt keys:
n, p fetch the next or previous set of search results
index open the result corresponding to index in browser
f jump to the first page
o open the current search in browser
g keywords new Google search for 'keywords' with original options
q, ^D, double Enter exit googler
? show omniprompt help
* any other string initiates a new search with original options

.
ELINKS

.
Temos também o ELINKS. Com o Googler você busca.

.
Copie o link que deseja e cole no Elinks.

.
Com o Elinks acessa o site e pode dependendo do site fazer download de tudo que ele tiver a oferecer. No Elinks usa-se dois cliques de mouse e Ctrl+ setas para esquerda, direita, para cima, para baixo e o cursor do mouse.

.
Para instalar o ELINKS use o comando abaixo:

$ sudo pacman -S elinks

$ sudo pacman -Syyu

.
YOUTUBE-DL

E por último tem o ótimo youtube-dl.

.
o youtube-dl baixa videos e músicas de tudo quanto é site e também do youtube. Por incrível que pareça depois que se acostuma com estes programas de terminal, o último lugar que você irá querer visitar para baixar coisas é o youtube. Tem tantos, tantos outros lugares para se baixar videos, imagens, músicas e documentos que você literalmente esquece que existe Windows, Google Chrome, Android e até mesmo Youtube

.
Para instalar o youtube-dl no MANJARO use o comando abaixo:

$ sudo pacman -S youtube-dl

.
Para usar o youtube-dl abra o terminal e digite:

$ youtube-dl "cópia_do_link_de_download"

.
A cópia do link de download deve estar entre aspas "_" como no exemplo acima.

.
Para saber como usar o youtube-dl mais ainda digite:

$ man youtube-dl

.
Agora é que vem o legal. Não sejamos toscos. Abra três terminais. Um com o Googler, outro com o Elinks e o último com o youtube-dl e meta a cara nesta brincadeira que em menos de uma hora você aprende a usá-los.

.
Quem não tem costume ou não usa muito o terminal corre o risco de ficar maravilhado com a simplicidade e como fica mais fácil navegar na internet. Enquanto um navegador consome fácil 800MB - 1GB de RAM usando estes 3 programinhas não consumirá quase nada e garanto que navegará muito mais rápido do que jamais imaginou que fosse possível.

.
Para fazer anotações no Desktop do Manjaro instalo STICKY NOTES (semelhante ao Windows Sticky Notes). Uso o comando abaixo:

yaourt -S indicator-stickynotes

.
Se é necessário compilar eu uso o comando abaixo e sempre digo sim com S ou Y:

<gedit> ~/.bashrc

.
Para GRAVAR minha TELA DO DESKTOP eu posso usar o GREEN RECORDER com ele posso fazer capturas, gameplays e tutoriais. Uso o comando abaixo:

yaourt -S green-recorder

.

<gedit> ~/.bashrc

.
Instalo o navegador web/browser IceCat no Manjaro. IceCat é um clone-livre do famoso Firefox e que tem como apoio a Free Software Foundation (Richard Stallman). A Free Software Foundation (FSF, Fundação para o Software Livre) é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 4 de Outubro de 1985 por Richard Stallman e que se dedica a eliminação de restrições sobre a cópia, estudo e modificação de programas de computadores – bandeiras do movimento do software livre, em essência. Faz isso promovendo o desenvolvimento e o uso de software livre em todas as áreas da computação mas, particularmente, ajudando a desenvolver o sistema operacional GNU e suas ferramentas. Uso o comando abaixo:

yaourt -S icecat

.

<gedit> ~/.bashrc

.
MEGASYNC

Instalar Megasync

$ yaourt -S megasync

<gedit> ~/.bashrc

.
Posso criar notas com o programa LAVERNA (alternativa ao Evernote). Uso o comando abaixo:

yaourt -S laverna

.

<gedit> ~/.bashrc

.
Parecido com o Popcorn-Time posso assistir filmes e séries com o STREMIO. Uso o comando abaixo:

yaourt -S stremio-bin

.

<gedit> ~/.bashrc

.
Posso jogar LEAGUE OF LEGENDS no Manjaro. Para instalar, uso o comando abaixo:

yaourt -S leagueoflegends-git

.

<gedit> ~/.bashrc

darksidebr
24-05-2017, 19:14
Obrigado por mais este post @gu1le (http://tocadacoruja.net/forum/member.php/60833-gu1le).