PDA

Ver Versão Completa : Lxle-ecletica-linux-configurando-sistema-aprendendo-comandos-instalando-aplicativos

gu1le
28-04-2017, 22:03
2017

ABRIL

LXLE-ECLETICA-LINUX-CONFIGURANDO-SISTEMA-APRENDENDO-COMANDOS-INSTALANDO-APLICATIVOS

Homepage do LXLE-LINUX:

http://start.lxle.net

ATUALIZO E FAÇO UPGRADE

sudo apt-get update ; sudo apt-get upgrade

VERIFICO SE O FIREWALL GUFW ESTÁ HABILITADO.

sudo ufw status verbose

Resultado:

~ $ sudo ufw status verbose
Senha:
Status: active
Logging: on (low)
Default: deny (incoming), allow (outgoing), disabled (routed)
New profiles: skip

sudo ufw enable

Resultado:

~ $ sudo ufw enable
Firewall is active and enabled on system startup

QUERO SABER A VERSÃO DA DISTRIBUIÇÃO ENTÃO DIGITO:

lsb_release -a

Saida do Terminal, é o resultado:

:~$ lsb_release -a
No LSB modules are available.
Distributor ID: Ubuntu
Description: LXLE Eclectica 16.04.2 64bit
Release: 16.04
Codename: xenial

cat /etc/issue

~$ cat /etc/issue
Ubuntu 16.04.2 LTS \n \l

ME INFORMO SOBRE O KERNEL E ARQUITETURA DA MÁQUINA (faço sempre que posso pra eu não esquecer):

uname -a

~$ uname -a
Linux rfE4K 4.4.0-73-generic #94-Ubuntu SMP Thu Apr 6 13:38:37 UTC 2017 x86_64 x86_64 x86_64 GNU/Linux

uname -r

~$ uname -r
4.4.0-73-generic

arch

~$ arch
x86_64

VERIFICO INFORMAÇÕES DA MINHA CPU:

cat /porc/cpuinfo

VERIFICO INFORMAÇÕES DA MINHA MEMÓRIA:

cat /proc/meminfo

Quero saber que dia é hoje para o terminal, digito:

date

Saída do terminal a este comando:

~ $ date
qua abr 12 11:29:02 BRT 2017

O LXLE VEM CONFIGURADO PARA BLOQUEAR A TELA A CADA 15 MINUTOS PARA DESATIVAR, EXECUTO OS COMANDOS ABAIXO:

sudo su

APERTO ENTER, DIGITO MINHA SENHA COPIO E COLO O TEXTO ABAIXO NO TERMINAL:

gksudo pluma /etc/default/tlp

ABRIRÁ UM DOCUMENTO DE TEXTO. É NECESSÁRIO PROCURAR POR RUNTIME POWER MANAGEMENT TEXTO PARECIDO COM O ABAIXO:

# Runtime Power Management for AHCI controllers and disks:
# on=disable, auto=enable
# EXPERIMENTAL ** WARNING: auto will most likely cause system lockups/data loss
#AHCI_RUNTIME_PM_ON_AC=on
#AHCI_RUNTIME_PM_ON_BAT=on

# Seconds of inactivity before disk is suspended
AHCI_RUNTIME_PM_TIMEOUT=15

EU ALTERO ESTE TEXTO PARA O TEXTO ABAIXO:

# Runtime Power Management for AHCI controllers and disks:
# on=disable, auto=enable
# EXPERIMENTAL ** WARNING: auto will most likely cause system lockups/data loss
AHCI_RUNTIME_PM_ON_AC=off
#AHCI_RUNTIME_PM_ON_BAT=on

# Seconds of inactivity before disk is suspended
AHCI_RUNTIME_PM_TIMEOUT=240

AGORA ESPERO TALVEZ QUE A TELA FIQUE BLOQUEADA SOMENTE A CADA 4 HORAS.

EU INSTALO O FIREJAIL VIA GDEBI A ÚLTIMA VERSÃO RECENTE NO SOURCEFORGE:

https://sourceforge.net/projects/firejail/files/firejail/

DEPOIS EU USO ESTE COMANDO ABAIXO PARA COLOCAR EM FIREJAIL TODOS OS PROGRAMAS QUE TIVEREM CONTATO COM A INTERNET QUE DER PRA FAZER ISTO:

mkdir -p ~/.local/share/applications; for profile in $(basename -s .profile /etc/firejail/*.profile); do if [[ -f /usr/share/applications/$profile.desktop ]]; then sed -r 's/^(Exec=)/\1firejail /' /usr/share/applications/$profile.desktop > ~/.local/share/applications/$profile.desktop; echo $profile configured to run in firejail; fi; done

Agora, quero ver todos os processos que estão acontecendo na minha máquina em TEMPO REAL. Digito:

O resultado é parecido com este:

top - 11:44:39 up 3:37, 1 user, load
Tasks: 189 total, 3 running, 186 sleep
%Cpu0 : 17,4/2,0 19[||||||||||
%Cpu1 : 17,8/3,3 21[|||||||||||
GiB Mem : 50,7/3,839 [
GiB Swap: 0,0/0,000 [

PID USER PR NI VIRT RES
1 root 20 0 111,6m 4,8m
394 root 20 0 127,6m 21,4m
440 root 20 0 42,3m 3,8m
525 systemd+ 20 0 100,1m 2,5m
541 root 20 0 281,5m 6,6m
628 root 20 0 347,7m 77,4m
806 root 20 0 225,6m 6,3m
831 rfg 20 0 812,9m 13,2m
911 rfg 20 0 1261,8m 36,8m

Para sair disto aperto a tecla Q

INSTALO O CONKY MANAGER DA MESMA FORMA QUE O FIREJAIL.

INSTALO O TELEGRAM VIA REPOSITÓRIO DO UBUNTU:

sudo apt update && sudo add-apt-repository ppa:atareao/telegram -y && sudo apt update && sudo apt install telegram -y && sudo apt update

INSTALO SHELLCHECK - VERIFICA ERROS ESCRITOS NA SHELL

sudo apt install shellcheck && sudo apt update

Quero saber a quanto tempo estou usando o computador, a quanto tempo liguei ele. Digito:

uptime

Fico sabendo que:

~ $ uptime
11:51:33 up 3:44, 1 user, load average: 0,56, 0,73, 0,88

Acho que está na hora de descansar um pouco e mais tarde voltar ao trabalho. :)

INSTALO O SPEEDTEST-CLI

sudo apt install speedtest-cli ; sudo apt update

PARA VERIFICAR A VELOCIDADE DA INTERNET USANDO O SPEEDTEST-CLI NO LINUX, ABRO UM TERMINAL E EXECUTE O SEGUINTE COMANDO:

speedtest-cli

INSTALO PWGEN, XKCDPASS, DICEWARE, MAKEPASSWD, REVELATION, KEEPASSX.

Para aprender a usar digite no terminal:

man pwygen

man xkcdpass

E ASSIM POR DIANTE...

Para instalar:

sudo apt install aptitude && sudo apt update && sudo aptitude install pwgen xkcdpass diceware makepasswd revelation -y && sudo apt update

Para usar o keepassx tem que criar a database, depois criar o grupo, depois fazer uma entrada. Ao fazer a entrada, tem um botão pequeno que gera uma senha o keepassx

INSTALO

Navegadores de Internet que usam o Terminal do Linux para navegar. Navegadores de Internet que navegam em modo gráfico.

$ sudo apt update && sudo apt install w3m w3m-img lynx elinks gopher youtube-dl wget dillo links midori firefox && sudo apt update

Aprenda a navegar usando w3m visite (copie e cole no terminal):

w3m http://www.howtogeek.com/103574/how-to-browse-from-the-linux-terminal-with-w3m/

Comandos básicos w3m

shift+h

w3m google.com

shift+b

shift+u

Para ver imagens no terminal use o terminal Xterm ou Gnome Terminal ou KDE's console

INSTALO

MOC - Fácil e Leve Reprodutor de Musica
formatos de arquivos suportados pelo programa:

MP3, Ogg Vorbis, FLAC, AAC, Musepack, Speex, MOD e WavPack

sudo apt update && sudo apt install moc moc-ffmpeg-plugin && sudo apt update

INSTALO

ESVAZIAR A LIXEIRA USANDO O TERMINAL

Instalar trash-cli

sudo apt update && sudo apt install trash-cli && sudo apt update

COMANDO PARA LIMPAR A LIXEIRA

sudo trash-empty

comando para mandar um arquivo para a lixeira, tem que estar com o terminal aberto na pasta onde está o arquivo. Digamos que você tem um arquivo na Área de Trabalho chamado flek

trash-put flek

A LIXEIRA FICA CHEIA E ESVAZIA A LIVEIRA COM O JÁ CITADO ACIMA

sudo trash-empty

Tenho a curiosidade de saber quanto dos meus discos foi usado. Então digito:

df

$ df
Sist. Arq. Blocos de 1K Usado Disponível Uso% Montado em...

Instalo Moka icon-theme, arc-icontheme e numix-icon-theme

sudo apt update && sudo add-apt-repository ppa:moka/daily -y && sudo apt update && sudo apt install moka-icon-theme -y && sudo apt install -f && sudo apt-get check && sudo apt update

sudo apt update && sudo add-apt-repository ppa:noobslab/themes -y && sudo add-apt-repository ppa:noobslab/icons -y && sudo apt update && sudo apt install arc-theme arc-icons -y ; sudo apt update

sudo apt update && sudo apt-add-repository ppa:numix/ppa -y && sudo apt update && sudo apt install numix-icon-theme numix-icon-theme-circle -y && sudo apt update && sudo apt update && sudo apt-add-repository ppa:numix/ppa -y && sudo apt update && sudo apt install numix-icon-theme-square -y && sudo apt update

Minha tela do terminal está cheia de letras dos comandos executados. Vou deixar minha tela limpa. Digito:

clear

Agora sim. A tela do terminal está limpa.

PROGRAMAS BÁSICOS PARA SEGURANÇA, MÚSICA, VIDEOS, ENTRETENIMENTO, DESENHO, CÁLCULO, DOWNLOADS, IMAGENS, LEITURA E GAMES. A PARTE DE ESCRITÓRIO JÁ VEM PRÉ-INSTALADA ASSIM COMO MUITA COISA ÚTIL, PARA JÁ SAIR USANDO A INTERNET A MIL.

OS PROGRAMAS ABAIXO, PODEM SER INSTALADOS VIA GERENCIADOR DE APLICATIVOS.

sudo apt update ; sudo apt install smplayer firejail handbrake kazam audacity bleachbit uget calibre fbreader comix mcomix aria2 filezilla gimp gparted gedit inkscape mtpaint pinta gpick musique liferea youtube-dl retext geany scratch armagetronad -y && sudo apt install cowsay fortune cowsay toilet sl cmatrix figlet tor && sudo apt update && sudo apt install fortune-mod gparted keepassx veracrypt lutris supertux frogatto sweethome3d -y && sudo apt update

INSTALO
Selene-Media-Encoder

Objetivo fornecer uma interface gráfica simples para converter arquivos para os formatos populares, juntamente com opções de linha de comando poderosas para codificação autônoma/automatizada. Selene está em constante desenvolvimento e tem o suporte a SOX Audio Processing, uma opção para verificar se há encoders desaparecidos.

$ sudo apt update && sudo apt-add-repository ppa:teejee2008/ppa -y && sudo apt update && sudo apt install selene -y && sudo apt install -f && sudo apt update

Instalo o Jogo ohmygiraffe, gnome-games, supertux, frozen-bubble, pingus, gbrainy, gweled, pychess, dreamchess, gnome-mahjongg, keepassx, clementine, gthumb, devede, terminator, htop, mtpaint, pinta, winff, pyremaner, galgulator

sudo apt update && sudo snap install ohmygiraffe && sudo apt update ; sudo aptitude install gnome-games supertux thunderbird frozen-bubble pingus gbrainy gweled pychess dreamchess gnome-mahjongg keepassx clementine gthumb devede terminator htop mtpaint pinta winff pyremaner smplayer galgulator && sudo aptitude update && sudo aptitude upgrade

Faço reboot do sistema:

sudo shutdown -r now

Se quisesse apenas sair do terminal, eu digitaria:

exit

Depois apertaria <enter>

Para mim, já tá bom. Fico por aqui. Espero que estas anotações sejam úteis a você como elas são para mim.

Até Breve.

.

darksidebr
28-04-2017, 23:46
Obrigado pelo post @gu1le (http://tocadacoruja.net/forum/member.php/60833-gu1le).