PDA

Ver Versão Completa : Abril-2017-lubuntu-17-04-anotacoes-pos-instalacao-guia-pos-instalacao-comandos-comentarios

gu1le
28-04-2017, 21:09
----------------------------------------------------------------------------------------
*Lubuntu 17.04 ZESTY ZAPUS - Guia-Pós-Instalação*
----------------------------------------------------------------------------------------

Lubuntu 17.04 Zesty Zapus é uma versão intermediária do Ubuntu, neste ano ainda teremos a 17.10, que são duas das 3 releases que aparecem entre duas LTS.

O LTS mais recente é o Lubuntu 16.04 Xenial Xerus e eu não me dei bem com ele.

Lembro do que li no site oficial e durante a instalação:

Para computadores de agora até dez anos atrás.

Baixo a imagem ISO. Confiro a Integridade da ISO, apesar de ter baixado por torrent do site oficial e obtido a ISO com o transmission. Os torrents são conferidos automaticamente é o que li.

O que eu faço agora?

Pesquiso na internet, faço anotações e comparo com antigas anotações. Agora tem uma página de Tweaks para o Lubuntu 17.04 Zesty Zapus. Uns Tweaks incríveis.

lubuntu.me/tips-tricks/

Leio este texto abaixo:

Comandos para a tela do terminal Linux

Atalho Função

Ctrl + a Move o cursor para o início da linha

Ctrl + e Move o cursor para o final da linha

Ctrl + l Limpa a tela, semelhante ao comando clear

Ctrl + u Apaga do cursor ao início da linha.

Ctrl + k Apaga do cursor ao final da linha.

Ctrl + w Apaga uma palavra antes do cursor.

Ctrl + _ Desfaz as últimas mudanças.

!! Executa o último comando no histórico.

!abc Executa o último comando no histórico começando com abc.

!n Executa o comando de número n no histórico.

^abc^xyz Substitui a primeira ocorrência de abc por xyz no último comando e executa o mesmo.

Aí então eu começo.

Configurar o monitor, gerenciador de energia, screensaver e painel. Tudo fácil com o mouse apenas alguns cliques. Uso o menu preferencias.

Atualizo o idioma em preferencias >> suporte ao idioma.

Faço update, upgrade -y , instalo e habilito o firewall, firejail, fortune, cowsay, fortune e outros. Confirmo algumas mensagens do terminal apenas local. Executo os comandos abaixo:

sudo apt update && sudo apt upgrade -y

sudo apt-get install firejail fortune cowsay fortunes fortunes-br links w3m w3m-img tlp lm-sensors p7zip unrar rar ; sudo apt update

Fecho todos os aplicativos e executo o comando abaixo:

sudo ufw enable ; sudo apt update ; mkdir -p ~/.local/share/applications; for profile in $(basename -s .profile /etc/firejail/*.profile); do if [[ -f /usr/share/applications/$profile.desktop ]]; then sed -r 's/^(Exec=)/\1firejail /' /usr/share/applications/$profile.desktop > ~/.local/share/applications/$profile.desktop; echo $profile configured to run in firejail; fi; done

Confirmo algumas mensagens do terminal apenas local.

Instalo LUBUNTU-RESTRICTED-EXTRAS

sudo apt-get update ; sudo apt-get install lubuntu-restricted-extras ; sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade

Instalo reprodutores de audio, video, gráficos e outros...

sudo apt-get install gdebi vlc smplayer musique ; sudo apt-get update ; sudo apt-get install sigil fbreader ; sudo apt-get install firefox thunderbird pwgen makepasswd enigmail pinta uget aria2 ; sudo apt-get update ; sudo apt-get upgrade ; mkdir -p ~/.local/share/applications; for profile in $(basename -s .profile /etc/firejail/*.profile); do if [[ -f /usr/share/applications/$profile.desktop ]]; then sed -r 's/^(Exec=)/\1firejail /' /usr/share/applications/$profile.desktop > ~/.local/share/applications/$profile.desktop; echo $profile configured to run in firejail; fi; done

Faço update e executo reboot no sistema.

sudo apt-get update ; sudo shutdown -r now

Depois de reiniciar o sistema, executo os Tweaks do site, citado no inicio desta anotação.

Skippy - para ver todas as janelas abertas de uma vez só na tela. Executo:

sudo add-apt-repository ppa:landronimirc/skippy-xd-daily

sudo apt-get update && sudo apt-get install skippy-xd

Edito arquivo RC no terminal com:

leafpad ~/.config/openbox/lubuntu-rc.xml

Acho a linha:

chainQuitKey>C-g</chainQuitKey

Abaixo dela colo:

<!– Start Expose for LXDE–>
<keybind key=”W-w”>
<action name=”Execute”>
<command>skippy-xd</command>
</action>
</keybind>
<!– End Expose for LXDE–>

Salvo e fecho o arquivo.

Agora faço logout e volto as configurações.

Usando o Lubuntu Software center instalo o pacote brightside. Ou:

sudo apt-get install brightside ; sudo apt-get update

Não funcionou, o repositório está sendo recusado. Desfaço o que fiz.

Instalo Icones e Temas:

Moka icon-theme

$ sudo add-apt-repository ppa:moka/daily ; sudo apt-get update ; sudo apt-get install moka-icon-theme -y ; sudo apt-get update

Arc icon/theme

$ sudo add-apt-repository ppa:noobslab/themes ; sudo apt-get update ; sudo apt-get install arc-theme -y ; sudo add-apt-repository ppa:noobslab/icons ; sudo apt-get update ; sudo apt-get install arc-icons -y

OU:

$ sudo sh -c "echo 'deb http://download.opensuse.org/repositories/home:/Pival81/xUbuntu_16.04/ /' > /etc/apt/sources.list.d/arc-icon-theme.list" ; sudo apt-get update ; sudo apt-get install arc-icon-theme

PAPER - Icon Theme

$ sudo add-apt-repository ppa:snwh/pulp ; sudo apt-get update ; sudo apt-get install paper-gtk-theme -y ; sudo apt-get install paper-icon-theme -y

Instalo outros programas que gosto, alguns pretendo tenar aprender a usar.

sudo apt update ; sudo apt-get install gparted filezilla handbrake virtualbox pyremaner pycharm sublime armagetronad gweled pacman youtube-dl smtube keepass ; sudo apt update ; sudo apt upgrade

Vou tentar outro Tweak o Compton. Efeito de sombras nas janelas.

sudo add-apt-repository ppa:richardgv/compton

sudo apt-get update && sudo apt install compton -y ; sudo apt update

Agora se quiser que o efeito comece sempre que iniciar o computador edito o arquivo de sessão:

sudo leafpad /etc/xdg/lxsession/Lubuntu/autostart

Colo o texto abaixo, salvo e fecho.

@compton -c -r 16 -l -24 -t -12 -G -b

Executo update:

sudo apt-get update

Para testar imediatamente colo o texto abaixo no terminal:

compton -c -r 16 -l -24 -t -12 -G -b && exit

Funcionou! Muito bonito! Vou fazer uma captura de tela.

O sistema mudou e estou gostando bastante. É uma outra lógica diferente do Lubuntu anterior posso perceber. Parece que idéias bem diferentes estão sendo usadas para este Ubuntu 17.04 não posso negar que estou admirado com esta revolução e mais ainda de ter conseguido perceber isto. Para algumas pessoas isto pode parecer bug. Não acho que seja. O sistema se comporta de outra maneira e tento usar métodos da versão anterior talvez.

Tweak Aerosnap, vou tentar.

leafpad .config/openbox/lubuntu-rc.xml

Procuro pela linha:

<chainQuitKey>C-g</chainQuitKey>

Colo o texto seguinte abaixo dela:

<!– Aero Snap for Openbox Begin Code–>

<keybind key=”W-Left”> # HalfLeftScreen
<action name=”UnmaximizeFull”/>
<action name=”MoveResizeTo”>
<x>0</x>
<y>0</y>
<height>97%</height>
<width>50%</width>
</action>
</keybind>
<keybind key=”W-Right”> # HalfRightScreen
<x>-0</x>
<y>0</y>
<height>97%</height>
<width>50%</width>
</action>
</keybind>
<keybind key=”W-Up”> # HalfUpperScreen
<x>0</x>
<y>0</y>
<width>100%</width>
<height>50%</height>
</action>
</keybind>
<keybind key=”W-Down”> # HalfLowerScreen
<x>0</x>
<y>-0</y>
<width>100%</width>
<height>50%</height>
</action>
</keybind>
<!– Aero Snap for Openbox End Code–>

Depois salvo e fecho o arquivo com o novo código. Isto é um código e apesar de não ter escrito estou usando para o meu sistema. Programando...

Agora reinicio a máquina e deverei poder controlar o comportamento das janelas usando a tecla win+up, super+down, super+esquerda ou super+direita e a janela selecionada irá ocupar a posição indicada.

Não funcionou. Uma pena o Lubuntu 17.04 não se dar bem com o uso de dois monitores.

Gostei e vou ficar com o Lubuntu 17.04 instalando somente o que for necessário e aguardo alguma novidade.

Até Breve.

darksidebr
28-04-2017, 23:44
Obrigado pelo post @gu1le (http://tocadacoruja.net/forum/member.php/60833-gu1le).