PDA

Ver Versão Completa : Orgulho do Preconceito

viil
07-01-2010, 23:55
Pessoal, taí uma coisa que eu não tenho muita coragem de dividir.Uma redação minha! Espero que gostem:salta:

Orgulho do Preconceito.

No século XX, os regimes nazi-fascistas extremaram a visão eurocêntrica do mundo com o Holocausto. Na época essa atitude era justificada, se é possível justificá-la, cientificamente. Segundo os tiranos, a raça ariana era superior às demais tanto intelectual como biologicamente.

Isso é um contra-senso, como afirma também o biólogo Stephen J. Gould. De acordo com o notável cientista, as variações que ocorrem nas espécies não as tornam melhores. Se, portanto, todos os seres humanos pertencem a uma única espécie, nenhum é superior ao outro.

Espantosamente, Vítor Fasano afirma ao ser questionado se era adepto ao nazismo, que algumas idéias nazistas são excelentes. E o exemplo citado pelo ator (de que não misturaria o sangue de um macho inferior com o de uma fêmea maravilhosa) é a síntese do conceito de arianismo.

Dizimar pessoas inocentes por se auto considerar superior a elas não é uma excelente idéia. Desse modo, Antonio Calado tem razão ao dizer que Hitler defendia aferroadamente um ideal de homem com o qual não se parecia.

Viver em uma sociedade na qual a única base dos relacionamentos humanos é o preconceito, seria no mínimo, odioso. Na realidade, o nazismo foi a manifestação da insanidade de um homem que levou até as últimas consequências um conceito deturpado de superioridade.

Fernanda Coelho
08-01-2010, 16:28
Um homem, que diga-se de passagem, era mestiço. É muita hipocrisia reunida em um só bigodinho...
O texto ficou muito bom, Viil.
Não sabia dessa pataquada do ator citado. Afffff.

Naninha
08-01-2010, 18:36
"Viver em uma sociedade na qual a única base dos relacionamentos humanos é o preconceito, seria no mínimo, odioso."

O interessante, seria colocar cada indivíduo desse na parede e fuzilar. E depois
fazer a família pagar a bala. Igual lá na China ou Japão, sei lá.
To cansada de ver gente com "rabo de olho", para as pessoas "diferentes". Sejam elas por serem portadoras de algum defeito físico,ou sua opção sexual, crença ou etnia.
Gente preconceituosa é gente ¨$%¨$%¨(&*¨*. Raça ruim!
Isso não me torna preconceituosa. De forma alguma. Só me faz adquirir intolerância. Nojo. Caramba esse povo acha que é superior às outras. Vai tomar banho!
Somos todos iguais. Pelo menos é o que diz a lei, que tb é um coisa porca.

Desculpa aí povo, me empolguei.

○ Viil, adorei o texto. Vc é muito talentosa.

Sirius
08-01-2010, 20:13
O interessante, seria colocar cada indivíduo desse na parede e fuzilar.
Que isso filha? cade sua bondade?

Viil, coerencia e coesao, perfeito. Eu so nao usaria parenteses para explicar algo ou fazer uma citaçao como voce fez, nesse caso acho que aspas seria melhor, mas é o de menos.

Naninha
08-01-2010, 20:39
Menino Sirius, por mais boa que uma pessoa possa ser, ela sempre terá o seu limite. E comigo não é diferente.

Sou boazinha, mas não me faça de besta não, se não a coisa aperta.

Fernanda Coelho
09-01-2010, 00:16
Que isso filha? cade sua bondade?

Viil, coerencia e coesao, perfeito. Eu so nao usaria parenteses para explicar algo ou fazer uma citaçao como voce fez, nesse caso acho que aspas seria melhor, mas é o de menos.

O uso dos travessões também substitui as aspas. Em alguns casos até torna o texto mais compreensível.

Toukijin
09-01-2010, 01:03
acho essa questão de preconceito ridiculo... eu realmente faria o seguinte... ****************************... XD simples... que morra a raça humana... sempre tera preconceito... SEMPRE... SEMPRE

llawall
09-01-2010, 01:54
Ainda não tinha visto esse tópico.

Bom, bora lá comentar. Primeiro a introdução aos comentários. É a parte que eu venho lembrar que isto será só uma opnião minha, não é de nenhuma forma a pregação da verdade e nem tem a intenção de fazer isto.

Eu creio que Hitler é apenas a personificação de um momento histórico, não se pode atribuir uma maldade incomum, uma inteligência incomum. Ele foi a saída encontrada pela Alemanha para se reeguer, mas poderia ser uma outra pessoa, ele apenas preencheu a necessidade, ele disse o que a alemanha gostaria de ouvir. Devem se lembrar do contexto. Já ouviram falar em dialética? Aposto que sim, não saía da boca dos professores de história no ensino médio.

Não sou o advogado do Hitler. Não o admiro. Não o odeio.
Não gosto de mártires, não gosto de heróis, não gosto de monstros, a passividade humana é que os constrói. Se cada um cuidasse de viver de um modo racional e com as rédeas do próprio destino (na medida do possível), não haveria necessidade de tais entidades.

E é claro que preconceito é uma merda, mas negar que temos alguns também não nos fará melhores.
Afinal de contas, quem para pra conversar com mendigo? Quem não acha que japonês faz engenharia? Quem não chama uma loira de burra? Quem não acha que a roupa mais cara é a melhor?

Brincadeiras a parte, tenho meus preconceitos. Não os defendo também, se eu pudesse os tiraria de mim.
Mas não faço questão de esconde-los também.

@Vil, não fica chateada com meus comentários não, tá...tem horas que eu sou um chato. A maior parte das minhas horas.

Fernanda Coelho
09-01-2010, 02:20
Taí. Gostei de ver o seu ponto de vista, Llawall. Me lembrou o que dizem sobre as unanimidades...

Naninha
09-01-2010, 10:54
Eu já parei pra conversar com um mendingo. Tá, ele quis correr atrás de mim mas tudo bem.

Então tá, vou reformular algumas coisas que eu disse lá em cima.
Detesto gente preconceituosa que menospreza os outros, que faz pouco caso. Daqueles que tratam mal.
Não sou perfeita, mas pra mim todo mundo é igual. Posso ter meus preconceitos, mas eu
eu vejo isso de uma forma diferente, como, um modo diferente de pensar. Não saio por
ai colocando o dedo na cara de ninguém, ou olhando feio.
Eu trato todo mundo igual. Sou simpática, amável, brincalhona... Agora se me pegar em um dia de pavío curtíssimo e me tratar com indiferença, aí o bixo pega. Todo mundo é igual, pelo menos pra mim.

O que o Le falou me fez reconhecer o meu próprio erro.
Ninguém é perfeito, mas o mundo seria muito melhor se não ouvesse a "separação" de
pessoas.

viil
09-01-2010, 15:22
Pessoal quem bom que gostaram do texto e obrigada pelas dicas Sirius e Fer!
Fiquei contente que meu texto tenha levado vocês à reflexão :)
Admiro o ponto de visto de todos!
Beijos

Mary14
24-07-2012, 20:08
Preconceitos sejam eles de quais tipos forem só causam dor, somente se sabe o que isso significa alguem que já sentiu na pele .
O Preconceito sempre existiu e sempre existirá esta enraizado na humanindade ,em todas as formas que ele se apresente deixa uma destruição no espirito da vitma que nunca poderá ser desfeita,olha os casos de bullying por exemplo alguns jovens que na infância e adolescência sofreram essse tipo de preconceito cometem crimes terriveis .
Antes de sermos preconceituosos devemos pensar bem, porque as pessoas não são mais tão tolerantes como eram em outros tempos , hoje em dia alguem que sofre pode reagir de forma bem violenta diante daquele que o agrediu com seus preconceitozinhos perniciosos, pena que outros poderãoo sofrer os estragos junto com ele.
Há tbm aqueles que conseguem manter a racionalidade e buscar apoio na lei mesmo depois de sofrerem tanto.

Agora pergunto o que faz alguem se sentir tão superior a ponto de causar tantar dor em outro ser humano? Será que quando morrer não irá virar pó? Será que tem o poder da vida eterna?Será que sempre vai ser mais poderoso que uma bacteria ou um virus?
Que não ame o seu proximo ,mas que pelo menos não lhe cause dor , não lhe dificulte a vida , pois todos nós estamos aqui de passagem todos estamos no mesmo trem.
Nen vou citar esse homenzinho alemão hipócrita e louco .